sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Crise de 1929 Turma M1 01

Ontem vimos a ligação do final da Primeira Grande Guerra com o Ciclo de prosperidade norte-americana.

Como entre os anos de 1921 a 1925 a renda, o emprego e o consumo de bens alimentou uma perspectiva de expansão permanente da economia.
Mas durante os anos seguintes as incertezas foram se acumulando e se agravaram com a Quebra da Bolsa de No.

Com a interligação econômica mundial,  a crise foi contaminando os países que transacionavam com os EUA.  Ou seja,  quase todos.

Durante os anos 30 transformou-se o capitalismo liberal num novo tipo.  Este caracterizava-se por um intervencionismo estatal ou regulador, baseado nas ideias do economista Maynard Keynes.  Era o chamado New Deal.

Dentre os grandes países somente a URSS foi poupada graças ao isolamento econômico imposto pelos capitalistas ao Estado socialista.   Mas numa observação limitada, atribuiu-se ao planejamento econômico e intervencionismo estatal as razões da condição privilegiada da economia soviética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários diferentes da proposta do blog ou que tenham caráter ofensivo serão descartados. Postagens com conteúdo de injúria, calúnia ou difamação, que promovam atos antissociais ou de intolerância de qualquer tipo segundo as leis vigentes podem ser alvo de ação judicial para o indivíduo ou seus responsáveis.