segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Imperialismo e neocolonialismo

 

I)Introdução
  • Resultado da 2ª Revolução Industrial, da evolução do capitalismo liberal ou concorrencial para monopolista, da fusão dos capitais bancário (financeiro) e industrial, o imperialismo está associado com o processo de exportação de capitais - ferrovias, portos, comunicações, etc.
  • Também vale destacar o chamado "fardo do homem branco", que segundo Kippling impunha aos ocidentais uma missão civilizadora aos povos "primitivos", "selvagens" ou "bárbaros" na periferia do mundo desenvolvido, cristão, capitalista e industrializado.
  • Num primeiro estágio ocorreu a divisão e monopolização do mercado interno dos países centrais mediante a criação de cartéis e trustes.  Num segundo estágio, a necessidade de ampliar os mercados consumidores e a saturação dos mercados é contornada pela aquisição de colônias - o colonialismo ou neocolonialismo.
II)Desenvolvimento
  • Novos países vão emergindo na corrida colonial do final do XIX/início do XX: EUA, Japão, Alemanha, Itália e Bélgica.  Estes se juntaram à Inglaterra e França e intensificaram, por exemplo, a partilha do território africano.
  • Termos associados: break up da China, Revolução Meiji no Japão e Imperialismo Informal para os EUA.
  • A China foi aberta por meio das guerras do ópio e os Tratados Desiguais, sendo seu domínio compartilhado pelas grandes potências europeias, o Japão e os EUA.  Formalmente era um país independente mas, de forma escancarada, dominado pela então conhecida Diplomacia das Canhoneiras.
  • O Japão foi forçado a abandonar seu isolamento quando os Estados Unidos enviaram a chamada  "Esquadra Negra" para exigir concessões de acesso.  Reconhecendo sua inferioridade, o regime japonês foi forçado a se reestruturar visando a modernização de suas estruturas.  Este processo foi a chamada Revolução Meiji ou modernização.
  • Na sua esfera de influência mais imediata, Américas central e Caribe, os Estados Unidos implementaram políticas de intimidação militar e domínio econômico.  Era a época do Big Stick ou Grande Porrete que correspondia a uma continuidade do Destino Manifesto (Marcha para o Oeste) e que conferia às intervenções americanas um caráter de "missão civilizadora". 
III)Conclusão
          Os alunos deverão responder a questões relacionadas com:
  1. O conceito de IMPERIALISMO e sua distinção em relação ao NEOCOLONIALISMO;
  2. Entender a diferença entre o colonialismo da época moderna e o contemporâneo; 
  3. Porque a corrida imperialista está relacionada com a 1ª Guerra Mundial.

O Big Stick de Roosevelt 




Ingleses humilhando nativos africanos



Combate entre tropas inglesas e nativos

Resultado de imagem para Congo Belga


A missão civilizadora dos belgas no Congo de Leopoldo II
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários diferentes da proposta do blog ou que tenham caráter ofensivo serão descartados. Postagens com conteúdo de injúria, calúnia ou difamação, que promovam atos antissociais ou de intolerância de qualquer tipo segundo as leis vigentes podem ser alvo de ação judicial para o indivíduo ou seus responsáveis.