quinta-feira, 25 de maio de 2017

Correção do exercício de História - turmas de 1º ano

Pág. 217

1)As principais diferenças entre as monarquias medievais e modernas reside na centralização de poderes existentes nas segundas.  Nas monarquias medievais as soberanias eram fragmentadas entre inúmeros senhores feudais, enquanto no Estado Moderno estas soberanias foram recuperadas pelos reis.
7)Na Inglaterra o vínculo entre religião e absolutismo foi claro.  Sob o reinado de Henrique VIII a igreja inglesa se tornou separada da romana e sob controle real.  O Ato de Supremacia conferiu ao rei o direito sobre a religião, suas propriedades, rendas e direitos e assim, tornou-se parte do aparelho estatal de controle social.

9)Hobbes é considerado um absolutista e expoente da tese de que a autoridade real precisava ser ilimitada pois as pessoas não pensam no bem comum, somente em seus interesses pessoais.  Assim, para superar o estado de natureza - onde vigora a lei do mais forte - a sociedade entregava ao rei todos os direitos, renunciando à sua liberdade e autonomia.

10)Segundo Maquiavel, o objetivo do governante era a obtenção e ampliação do poder real, tornando o objetivo final da política as condições práticas e não mais os valores morais..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários diferentes da proposta do blog ou que tenham caráter ofensivo serão descartados. Postagens com conteúdo de injúria, calúnia ou difamação, que promovam atos antissociais ou de intolerância de qualquer tipo segundo as leis vigentes podem ser alvo de ação judicial para o indivíduo ou seus responsáveis.