segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Independência dos Estados Unidos - Turmas de 2º Ano EM

Resultado de imagem para revolução americana

I - Introdução

     Por que estudar a independência dos Estados unidos?
     Uma das razões é o seu caráter de ineditismo pois foi a primeira emancipação de uma colônia americana diante de uma potência europeia.  Em segundo, a influência do pensamento iluminista e as ideias de liberdade e de direito de rebelião; e se completa por anteceder a Revolução Francesa (da qual foi uma das causas) e sua vitória ter repercutido em todo o continente.

II - Antecedentes

     Desde o início surgiram DUAS estruturas sociais e econômicas distintas na então Nova Inglaterra ou 13 Colônias.  Ao norte dos territórios atlânticos surgiram colônias de povoamento marcadas pela pequena propriedade, trabalho assalariado ou de servidão temporária e voltadas para as atividades mercantis.  Outrossim, ao sul, o padrão de colônias de exploração seguiu o modelo de plantation.

     Uma das consequências desta distinção foi a aplicação da chamada política de Salutar (Saudável) Esquecimento nas regiões do norte.   Esta política se caracterizava pela grande autonomia política eeconômica nesta região, ao contrário do sul onde vigoravam os controles, monopólios, restrições etc, típicas do ASC - Antigo Sistema Colonial mercantilista.

     O comércio triangular era o exemplo mais visível desta autonomia:

 



     Mas esta relação foi abalada após a Guerra dos Sete Anos, conflito anglo-françês ocorrido entre 1756-1763.  

     Embora vitoriosa, apossando-se de grandes territórios franceses, como por exemplo o Canadá, a Inglaterra não podia mais permitir a liberdade econômica dos colonos do norte numa época de recuperação dos enormes gastos com a guerra.  E esta mudança. do saudável esquecimento para o ASC, é que levou a contínua deterioração das relações entre colonos e metropolitanos.

III - Principais Eventos

     Em 1764 a Grã-Bretanha estabelece a tributação sobre o comércio açucareiro dos colonos e a partir daí os impostos ou as tentativas metropolitanas de impô-los se repetem, colocando os colonos cada vez mais contra o governo de Londres, acusado de tirânico (influência do Iluminismo).
 

     Mas foi em 1773 que o incidente mais grave ocorreu.  reagindo ao monopólio de comércio de chá atribuído à Companhia das Índias Orientais, um grupo de colonos invadiu os navios e destruiu as cargas em protesto .  Em retaliação as autoridades exigiram punição dos envolvidos e ressarcimento exemplar dos prejuízos.

     Entre 1775 e 1776, em dois Congressos, os colonos formalizaram o rompimento com Londres e iniciaram uma guerra que terminaria somente em 1783, com a vitória dos colonos e fundação de um novo país.



Declaração de Independência dos Estados Unidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários diferentes da proposta do blog ou que tenham caráter ofensivo serão descartados. Postagens com conteúdo de injúria, calúnia ou difamação, que promovam atos antissociais ou de intolerância de qualquer tipo segundo as leis vigentes podem ser alvo de ação judicial para o indivíduo ou seus responsáveis.