quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Turmas de 2º Ano EM - Iluminismo e Antigo Regime

O que é Iluminismo? O Iluminismo foi um movimento de ideias desenvolvido essencialmente no século XVIII e que acabou levando ao fim do Antigo Regime e aos movimentos de independência das colônias na América. A ideia de liberdade política é relativamente nova no mundo. Ela surgiu no final do século XVII com o pensamento do filósofo inglês John Locke. À época de Locke, a Inglaterra passava por grandes mudanças políticas. O rei Carlos I foi decapitado e assumiu o poder Oliver Cromwell que instalou uma república, a primeira e única da Inglaterra até os dias de hoje. Alguns anos depois, um novo movimento revolucionário, a chamada Revolução Gloriosa, obrigou o rei Guilherme III a jurar obediência à Declaração de Direitos (Bill of Rigths) que limitava o poder real, ampliava os poderes do Parlamento e garantia as liberdades individual e de imprensa. Estimulado por esses acontecimentos, John Locke escreveu sua teoria política “Segundo Tratado do governo civil onde afirmava que: todos os seres humanos são, por natureza, livres, iguais e independentes, o poder político só é legítimo quando respeita a vontade popular.

Obrigado por compartilhar. Lembre-se de citar a fonte: http://www.ensinarhistoriajoelza.com.br/iluminismo-do-antigo-regime-aos-nossos-dias/ - Blog: Ensinar História - Joelza Ester Domingues http://www.ensinarhistoriajoelza.com.br/iluminismo-do-antigo-regime-aos-nossos-dias/
http://www.ensinarhistoriajoelza.com.br/iluminismo-do-antigo-regime-aos-nossos-dias/

Esse link leva vcs para um conteúdo bastante objetivo, também contèm um vídeo e uma série de mapas mentais ou resumos que muito ajudam ao aluno.
Bom proveito!

Conteúdo da Aula

I - Introdução

  • Antigo Regime - Caracterização;
  • Exemplos de como a sociedade, a economia e a política eram antes da Revolução Francesa e como ficaram a partir da época Contemporânea.
II - A Era das Revoluções
  • Trabalhar os aspectos gerais das revoluções burguesas, destacando:
  1. Revolução Inglesa (século XVII);
  2. Revolução Industrial (segunda metade do século XVIII);
  3. Revolução Americana ou Independência dos Estados Unidos (segunda metade do XVIII);
  4. Revolução Francesa (final do século XVIII).
III - Fixação

Exercícios no quadro.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários diferentes da proposta do blog ou que tenham caráter ofensivo serão descartados. Postagens com conteúdo de injúria, calúnia ou difamação, que promovam atos antissociais ou de intolerância de qualquer tipo segundo as leis vigentes podem ser alvo de ação judicial para o indivíduo ou seus responsáveis.