quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Turma 3001 - Cultura e mídia

Pessoal, dando seguimento ao que foi visto em sala de aula, segue abaixo o texto para vocês resumirem para a próxima aula!


" A passagem do conhecimento foi e é vital para a sobrevivência e a evolução humana. A comunicação é a via de passagem do conhecimento: o gesto, a palavra e a escrita, em uma evolução crescente de linguagens. Sugiro no início desta aula listar com os alunos quais inovações tecnológicas foram usadas, a partir da criação da escrita, para a difusão de informação e conhecimento. Suportes de pedra e de tecido já foram grandes inovações que possibilitaram armazenar e circular informação e conhecimento. Há tempos existe um grande debate sobre o uso de tecnologias de comunicação no processo educacional, os tópicos eram o rádio e a TV. Educação e tecnologia sempre andaram de mãos dadas. Tecnologias são produtos de saberes. Em moto perpétuo alavancam a produção de mais saberes e estes a criação de novas tecnologias. Este debate hoje atualizado fala sobre as tecnologias de informação, acrescentando no processo educacional: produção audiovisual (rádio e TV), computadores conectados à Internet, produção interativa e colaborativa. A Educação é responsabilidade do Estado com seus cidadãos e uma prioridade global. É indicadora de cidadania e fator de competitividade. Agora, no Brasil, antigas carências do sistema educacional encontram-se com urgentes demandas de modernização dos seus processos pelas tecnologias de informação. Por diversos fatores a tecnologia de informação tem grande apelo, e assim, um conjunto de políticas públicas de Educação, com recursos privados e governamentais, movendo-se com significativos esforços têm equipado escolas com computadores com acesso à Internet, com estúdios de rádio e com câmeras e sistema de edição de vídeo, ações que são conhecidas como Inclusão Digital, que estão no âmbito da Inclusão Social, que no seu panorama geral é trabalhada com Saúde, Educação, Emprego e Moradia.
REFERÊNCIAS
LOFY, Willian. Inclusão Digital X Analfabetismo http://www.direitonet.com.br/artigos/x/20/25/2025/
NAZARENO, Cláudio (e outros). Tecnologias da informação e sociedade: o panorama brasileiro. Brasília: Câmara dos Deputados, 2007 http://www.camara.gov.br/internet/infdoc/Publicacoes/html/ pdf/tecnologia_info.pdf PARENTE, Cristiane. Circuitos de acesso. In revista Onda Jovem, Ano III, n. 8, julho-2007."

https://youtu.be/7ysEoKtfU2I   Gilberto Gil - Pela Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários diferentes da proposta do blog ou que tenham caráter ofensivo serão descartados. Postagens com conteúdo de injúria, calúnia ou difamação, que promovam atos antissociais ou de intolerância de qualquer tipo segundo as leis vigentes podem ser alvo de ação judicial para o indivíduo ou seus responsáveis.